terça-feira, 13 de maio de 2008

Tempo-Eternidade

Na próxima quarta-feira, 14 de Maio, às 18h, tem lugar mais um encontro sobre dualismos, desta vez 'tempo e eternidade'. Seguem-se alguns pontos para a reflexão


O tempo é a imagem móvel da eternidade que não passa. Esta imagem é eterna, mas move-se segundo número.
(Platão, Timeu, 38 a)


O tempo é o número do movimento, segundo o antes e o depois… O tempo não é movimento, mas movimento enquanto admite enumeração. O tempo é uma espécie de número.
(Aristóteles, Physica, IV, 11, 220-25)


O tempo não é outra coisa senão distensão … da própria alma.

(Agostinho, Confissões, XI, 26)

Em ti, ó minha alma, meço os tempos … Meço a impressão que as coisas gravam em ti à sua passagem, impressão que permanece, ainda depois delas terem passado. Meço a impressão enquanto é presente e não àquelas coisas que se sucederam para ela ser produzida. É essa impressão que eu meço, quando meço os tempos.
(Agostinho, Confissões, XI, 27)

O tempo é um vestígio de eternidade.
(Agostinho, De Genesi, 13, 38)

A eternidade é a possessão, totalmente simultânea e perfeita, da vida interminável.
(Boécio, De Consolatione Philosophiae, V, prop. 6)

O tempo absoluto, verdadeiro e matemático, de si e de sua própria natureza, flui uniformemente sem relação a nada externo, e é chamado duração; o tempo relativo, aparente e vulgar é qualquer medida sensível e externa (exacta ou não uniforme) da duração, por meio do movimento, e usa-se vulgarmente em lugar do tempo verdadeiro, tal como, a hora, o dia, o mês, o ano.
(I. Newton, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, 1687)


De acordo com a mecânica clássica e com a teoria da relatividade restrita, o espaço-tempo tem uma existência independente da matéria ou do campo … Na teoria da relatividade geral, por outro lado, … o espaço-tempo não tem existência por si própria, mas apenas como uma qualidade estrutural do campo.
(A. Einstein, Ideas and Opinions, 375)


O tempo é o que acontece, quando nada mais acontece … O que realmente interessa não é como definimos o tempo, mas como o medimos … utilizando alguma coisa periódica.
(R. Feynman, Lectures on Physics, 1963, vol.1, 5-1)

Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu: tempo para nascer e tempo para morrer, … tempo para chorar e tempo para rir, … tempo para procurar e tempo para perder, … tempo para amar e tempo para odiar, tempo para a guerra e tempo para a paz.
(Ecle. 3, 1-8 )


O que é o tempo? Qual a sua natureza, princípio e fim? Que ligações podemos estabelecer entre tempo físico e tempo existencial? E entre tempo e eternidade?

Sem comentários: